Como envernizar uma porta

Como envernizar uma portaEnvernizar uma porta não é uma operação muito complicada se souberes como fazê-lo. E para isso, preparámos-te este artigo com todos os passos que deves seguir e o material que deves utilizar.

Primeiro e o mais importante para envernizar uma porte é a preparação da mesma antes de envernizá-la. Para preparar a porta devemos lixar a madeira suavemente para que se elimine qualquer tipo de buracos e farpas que poderão estar na porta devido ao desuso e depois passar com um pano húmido para limpar todo o pó e poeira que possa possuir.

O verniz que vamos utilizar deve ser de qualidade. Este pode encontrar tanto sintético como gorduroso. O verniz pode ser aplicado tanto com pincel como com rolo, o que preferirmos. Se escolher um pincel, este deve ser de qualidade para que não solte pêlo e estrague a superfície. É importante aplicar as pinceladas com passadas muito finas e deixar que fiquem perfeitas.

A superfície da porta se divide em parcelas e devemos aplicar o verniz com passadas na horizontal ao chão, nunca verticais. Pinta primeiro todos os lados e depois as superfícies maiores, começando sempre pela parte superior. Tenta não deixar verniz na porta. Se estiver muito espesso, dilui um pouco com aguarrás.

Se não estás habituado a trabalhar com pincéis ou estás a iniciar-te na bricolage, será mais sensato envernizar a porta com um rolo. Deves ter o tipo de verniz preparado para os rolos. Se o verniz é acrílico, utiliza um rolo de espuma, enquanto se for sintético, utilizar um de lã.

Dá uma passada sobre a superfície e alisa em direcção oposta. Deves sobrepor cada passada para que não hajam buracos entre elas. É muito importante escorrer bem a pintura para que não se note as passadas.



Artigo imprimido a partir da página web http://www.docecasa.com

O URL deste artigo é http://bricolage.docecasa.com/como-envernizar-porta.htm